quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um pouco de Moray Luza: Audição de Siat Karf


SIAT KARF: Cd de Moray Luza
Por Murillo Trevisan ( Rudah) Produtor e Compositor do Essenciais





O Moray é acima de tudo uma inspiração para mim. No meio de tantas concretudes, lembrar dele, é lembrar de que a poesia pode viver e dissolver-nos até a alma. Além de um projeto estimado que fizemos juntos em 2006 e vivencias em cirandas de luz, o que mais me marcou e encantou no talento dele é a capacidade de improvisação nas vivencias corporais de contato e improvisação que presenciei com ele. Foi com muitas estimas que recebi a participação dele no Essenciais e como admirador de seu trabalho vou sempre ouvir seus CD´s com o coração aberto.

Abaixo, expresso um pouco do que senti ouvindo Siaf Karf, um de seus últimos trabalhos, produzido em seu estúdio Akbal. CD com 8 tracks e participação de Rizzi Tani, Sendi Morais, Telma Coelho, Juliana Bazanelli, Alexandre Amêndola e Prem Kalini.

Em 30 minutinhos nesse CD, Moray atravessa com carinho um deserto de boas lembranças de suas peregrinações pelos 4 cantos.

Com Encantaria ele se apresenta no track 1, nos conduzindo para uma fogueira de ciganos tranquilos, que sabem que a vida pede o caminho do caminhar caminhar e caminhar. Os ciganos, não se engane, não me engano, trazem essa coisa de peregrinar e não ter nação e nem lugar fora da morada do coração e da consciência peregrina. Ai vem aí tem. Com narrações cheias de magia de Juliana Bazanelli e Sendi Morais estão abertas as portas de Siaf Kark, essa coletânea de Moray.

Mouro, tem algo assim na alma que sinto do douro de Moray. Tem um Sufi de Alá, Mouro de cá, um sei lá de todos ritmos enraizado em raízes de tambores ancestrais consagrados na verdade e presença. Tum tum tum bate coração nesse ancorador da presença das batidas do tambor do peito, da Muringa do ventre e dos sinos da consciência. Todos santos todas santas. Faixa 2.

E la vai ela, a rainha das mutações, reflexo do mundo interior de todos nós e do mutável peregrino capaz de cantá-la em tantas versões e formas. Hit! Lua divina! Um presente atemporal! Que faz juz ao elo que nos conduz. Abre nossos corações borbulhando águas com um discípulo da kalimba da Nova Era. Respiro o brilho da lua e me torno sua encantaria na coisa gostosa tudo de bom que traz essa canção de roda sem fim.

É .... não poderia faltar ... lá vai ele ainda pelo Oriente, subir as montanhas do senhor, do senhor, do senhor da mutabilidad. Como um bom mercuriano que és, não poderia deixar de render suas adorações, de preferência lá de cima, Arunachala, as montanhas de Shiva. Índia ... Faixa 4.

Ritmos ritmos ritmos ... um firme outros variáveis .... de preferência em muitos timbres ... de preferência para dançar ... estremecer de dançar dançar no presente da presença que sobrar. Uskdar - Butantã deve ter saído do seu quartinho sideral na metrópole e do seus tempos em Istambul.

Pronto ... chegamos ... O sufi Mouro, turismólogo, educador comunitário, facilitador de vivências integrativas, nessa vida contempla caminhos secretos de américas. Corredores secretos que a cruzam banhados de bençãos sagradas. América? Ameríndios? Ame a todos que pisando nessa Madre Tierra com o sol apino de Taita Inti e acolhimento da Madre Luna.

Conclui-se com um peregrina-se, andarilha-se, roda e arrodeia que arrodeia até o centro do divino, do rei menino, que ilumina tudo no claro caminho do eterno das infinitudes infinitas que impulsiona esse multi instrumentista que vem chegando com firmeza.No Divino da faixa 8, fica a divina gratidão por existir e participar desse projeto!

MAis sobre o trabalho do Moray: www.facebook.com/pulsouno

Vejam o vídeo e as melhores fotos da participação do Moray no pré-lançamento do Essenciais, no Terceiro Festival Mundial da Paz no Pq do Ibirapuera:       http://cdessenciais.blogspot.com.br/2012/11/supresa-imperdivel.html

0 comentários:

Postar um comentário